Pedido

Se você alucina ou delira nos momentos em que devia raciocinar, por favor, não deixe de me avisar!

Minha foto
"A minha Alucinação é enfrentar o dia-a-dia e o meu delírio é a experiência com coisas reais..." (Belchior)

Recomendações da Raposa para Redes Sociais




- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tua foto de perfil é bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Liga a webcam e vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu és novo por aqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro adiconar amigos, disse o principezinho
- Que quer dizer "cativar"?
- Os amigos por aqui, disse a raposa, têm perfis atrativos e caçam. Produzem sua imagem, informações, status e muitos vivem dessa ilusão. Alguns aproveitam para compartilhar interesses. Eu caço galinhas e os caçadores me caçam.
- Que quer dizer "cativar"? insistiu o princepezinho.
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços".
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E também necessidade não tens de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho.
- Existe uma flor. . . eu creio que ela me cativou ...
- É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa nesses sites de relacionamento...
- Oh! não foi num desses sites, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro site?
- Acho que sim.
- Há caçadores nesse lugar?
- Não.
- Que bom ! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua ideia.
- Minha vida é monótona. Eu entro no face, instagram e adiciono as galinhas e os homens entram e me adicionam. Galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Reconhecerei se estás on line, porque teus posts serão para mim diferentes dos outros. Os outros posts me farão ficar entediada. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, sabe aquele vídeo com os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os vídeos com campos de trigo não me dizem coisa alguma. E isso é triste. Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O vídeo que tem o trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o vídeo que tem o trigo e o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo, amigos a adiconar e muitos links a visitar.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Encontram tudo prontinho nas funpages do facebook. Mas não existem fun pages com amigos prontos, os homens não têm mais amigos, se tu queres um, cativa-me!
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te mostrarás um pouco a mim, de longe, como se estivéssemos sentados na relva. Eu te observarei. A teus posts, teus comentários, os comentários de teus amigos. Tuas fotos. São os espaços por ondes apareces e mostras quem és: se és coerente, íntegro. Porque ninguém consegue manter uma ilusão do que quer parecer ser o tempo todo. E a cada dia, chegaremos mais perto ...
No dia seguinte o principezinho se logou.
- Teria sido melhor se tivesses entrado à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca há hora de preparar o coração ... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa, É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas.
...

Um comentário:

  1. LINDA INTERPRETAÇAO DESTE CONTO ANTIGO,A MODA POSMODERNA....FILHA DA IRENE!!!

    ResponderExcluir